novembro 24, 2020

EDITAL 05/2020: ASSEMBLEIA GERAL 18/03

Assembleia Geral Extraordinário 18 março 20203b

⚠️ COMUNICADO SOBRE O ATO EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS, EMPREGOS, DIREITOS E DEMOCRACIA, PREVISTO PARA ACONTECER DIA 18 DE MARÇO.

A Direção do Sintraseb, em consonância com as diretrizes repassadas pelas centrais sindicais, vê com extrema preocupação o avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), cujas consequências não podem ser subestimadas, observa com atenção permanente a evolução do número de casos no Brasil e em Santa Catarina e seus reflexos sobre a saúde e as condições de vida da classe trabalhadora.

Neste sentido, e em respeito ao Decreto Municipal nº 12.588, de 15 de março de 2020, a Diretoria do Sintraseb, resolve:

➡️ CANCELAR A ASSEMBLEIA/ATO PÚBLICO convocada para o próximo dia 18 de março na Praça da Prefeitura, MANTENDO A MOBILIZAÇÃO ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, para denunciar os ataques do governo à educação, aos serviços públicos, às estatais e exigir uma reação enérgica do Parlamento e do Executivo, nas três esferas, em defesa da saúde da população e da economia nacional.

➡️ QUANTO À PROTEÇÃO À SAÚDE DA CLASSE TRABALHADORA:

• Exigimos do governo e do Parlamento, nas três esferas, a adoção de planos eficazes de reforço ao SUS com a reposição dos recursos que vem sendo sistematicamente cortados da saúde e a suspensão imediata da Emenda Constitucional 95, que congelou o orçamento da União.

• Cobramos e propomos às empresas, entidades patronais e instituições públicas a constituição de comitê bipartite de crise para o acompanhamento, transparência e promoção de iniciativas visando reduzir a propagação da doença nos locais de trabalho tais como: (I) oferta de produtos de higiene e proteção individual; (II) conduta com relação aos trabalhadores/as mais vulneráveis à doença (idosos, diabéticos, cardíacos, etc.); (III) planos de contingência em locais de trabalho que venham a ser diretamente afetados por casos da doença; (IV) garantia de direitos e remuneração dos trabalhadores/as eventualmente afastados do local de trabalho por suspeita ou confirmação de contaminação pelo vírus.

• Propomos ao Governo Municipal a vacinação de trabalhadores/as contra a gripe, de maneira antecipada, da maneira como vem sendo planejada a antecipação da campanha nacional de vacinação do SUS. Essa iniciativa é auxiliar na redução das possibilidades de confusão no diagnóstico do vírus e serve também a redução da demanda ao serviço público de saúde por outros vírus, como o da gripe.

Sintraseb | Em defesa do Serviço Público!