abril 20, 2021

RETORNO ÀS AULAS DURANTE PANDEMIA NÃO!

Cards Sintraseb Resultado Pesquisa Educação retorno Aulas

VOLTA ÀS AULAS: TRABALHADORES(AS) DA EDUCAÇÃO NÃO CONSIDERAM SEGURO O RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS DURANTE A PANDEMIA

O resultado de um questionário do Sintraseb, dirigido aos trabalhadores(as) da educação da rede municipal de Blumenau, aponta que a categoria considera pouco ou nada seguro o retorno às atividades presenciais com a pandemia em curso.

Foram 1372 questionários respondidos em quatro dias de coleta, o que representa um terço dos servidores municipais da educação. Para 98% dos trabalhadores a volta às aulas durante a pandemia é POUCO OU NADA SEGURO (82% NADA SEGURO e 16% POUCO SEGURO), enquanto 2% consideram SEGURO ou MUITO SEGURO.

48% dos trabalhadores(as) afirmaram possuir um ou mais indicadores que caracterizam o grupo de risco para Covid-19, como ter mais de 60 anos, diabéticos, hipertensos, cardiopatas, doenças neurológicas ou renal, imunodeprimido, obesidade, asma, gestante ou com filho recém-nascido. 69% convive com alguma pessoa do grupo de risco.

79% dos trabalhadores afirmam que o tempo utilizado hoje para planejar e produzir aulas não presenciais é maior em comparação com o período pré-pandemia. 18% dizem que é igual e 3% afirmam ser menor.

SINTRASEB REAFIRMA SUA POSIÇÃO EM DEFESA DA VIDA E CONTRÁRIA AO RETORNO ÀS ATIVIDADES PRESENCIAIS DIA 26.

Para a direção do Sintraseb, o retorno às aulas ainda com a pandemia, sem vacina ou tratamento, é descabido e inconsequente. É preciso garantir a saúde das crianças, dos estudantes e dos trabalhadores. Ano letivo se recupera, vidas não.

Representantes da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Santa Catarina e do Sinte-SC estiveram reunidos na quarta-feira (14) e decidiram realizar movimento conjunto de resistência contra o retorno prematuro.

Foi justamente por considerar a extensão da pandemia que o Conselho Nacional de Educação aprovou por unanimidade uma resolução que autoriza o ensino remoto até 31 de dezembro de 2021.

A Portaria Conjunta SES/SED nº 778, publicada pelo Governo do estado de Santa Catarina no dia 06 de outubro, AUTORIZA, MAS NÃO IMPÕE o retorno das atividades presenciais e estabelece que “cabe à mantenedora definir a sua estratégia de retorno, quanto ao tipo de atendimento e atividades ofertadas”.

Duas reuniões online estão sendo convocadas pelo sindicato para esta sexta-feira (16). Na parte da manhã, a partir das 09h30, com diretores das unidades, coordenadoras e administrativo. A tarde, a partir das 15h, reunião com representantes por local de trabalho dos Centros de Educação Infantil (CEIs) e das Escolas.

Há indicativo de realização de uma assembleia geral para decidir sobre possível protesto e possibilidade de paralisação das atividades.